Iae pessoal ligado no site,

Hoje vou explicar neste post sobre outra tática, esta um pouco mais famosa e usada, mesmo assim não é tão utilizada como outras existentes. Para ver outros posts com este tema, clique abaixo.

Se você se interessou com o post, porfavor clique em '' Leia Mais. ''


Bem, o esquema de hoje á ser analisado é o 5-3-2, que na época chegou á fazer um certo sucesso entre os treinadores, mas hoje em dia não é tão utilizada como já citei, mesmo assim ela é bem útil se você souber usar, por este motivo estou fazendo esta análise para entenderem e se aprofundarem um pouco mais.

Constituição: Veja agora uma análise rápida para conhecermos um pouco mais este esquema...

Tática 5-3-2.


Defensivamente: Como podem ver na imagem logo acima o esquema se constitui de três zagueiros, dois centrais e um líbero que serve para cortar os cabeceios e, os centrais para impedir a penetração dos meias ofensivos e até dos atacantes. Os laterais tem uma mentalidade mais defensiva, pelo fato de ter apenas um volante, ele sozinho não dará conta de cobrir as laterais, por isso eles são defensivos.

Meio-Campo: Este setor tem apenas três jogadores tornando assim este o ponto fraco desta tática, se constitui de um volante e dois meias sendo eles ou de armação ou ofensivo, o volante teria de ter características de desarme e saída de jogo,para apoiar a defesa e dar uma força para os meias.

Ataque: Esta parte é tradicional, contendo apenas dois atacantes, desta forma deixando o fator gol um pouco mais fortalecido e dificultando um pouco o trabalho dos meias.

Análise geral: Veja agora de uma forma geral este esquema tático...

O ponto forte deste esquema é a defesa que impossibilita o ataque aéreo e também o ataque pelo meio, mas isto também enfraquece o meio-campo, com apenas um volante ele pode ser sobrecarregado e sobrecarregar os meias também, deixando a equipe impossibilitada de criar jogadas com qualidade e também de fazer roubadas de bola.

Análise detalhada: Agora veja detalhes de como jogar com esta tática...

Este esquema você deve explorar o setor defensivo que é muito forte, por isso sempre jogue em contra ataques e sempre jogue pelo meio, use o volante com a característica des/pas e os meias com arm/pas se possível, os atacantes fin/vel ou alternar para fin/dri. Jogue desta forma para explorar a boa armação de jogadas do meio-campo e a velocidade do ataque, misturando os dois dará um ótimo contra ataque.

Outras formas: Veja agora como esta tática pode ser utilizada de uma forma diferente...

Tática 5-3-2 modificada.

Consegui modificar a tática melhorando um pouco o ponto fraco, mas permanecendo o ponto forte. O sistema defensivo continua o mesmo como podem perceber, mas modifiquei o meio-campo e o ataque, ao invés de um único volante coloquei uma dupla e apenas um meia articulador de jogadas, deixando assim um maior dominío no meio, com maiores roubadas de bolas e uma menor sobrecarga nos volantes, mas assim eu deixaria o articulador sobrecarregado, por isso eu recuei os dois atacantes para assim jogarem perto do meia e deixar mais fácil a criação de jogadas.

Agora ao invés de jogar em contra ataques você pode também jogar num modo equilibrado, os volantes use com des/pas ou mar/pas o meia permanecerá arm/pas os atacantes também permaneceram fin/vel ou fin/dri.

Bom, a análise de hoje termina por aqui, espero ter ajudado e esclarecido todas as dúvidas de vocês brasfooteiros, peço para que comentem o post pois nos ajuda muito.

Tchau e até a próxima...

Lucas Silva.