Análise feita por: Lucas Silva.


Iae galera ligada no Brasfoot, beleza?

Hoje neste post eu volto com as '' Táticas detalhadas '' e, desta vez com o esquema 4-5-1 á pedido de um visitante nosso do site. Bom este esquema é um pouco desconhecido, mas é um pouco utilizado, até mais que o das análises anteriores.

Vamos deixar a introdução de lado e vamos logo para a análise certo? Sim, mas antes veja outras análises como esta.


O esquema 4-5-1 é algumas vezes utilizado pelos treinadores em certas situações de jogo, mas ainda sim são distintas perto das táticas de hoje em dia, porém se você souber usar poderá ter boas opções além de apenas uma só. Por isso agora vou encinar á vocês como usar da maneira corretamente este esquema tático que pode vim á ser muito útil para você.

Constituição: Veja agora uma análise rápida para conhecermos um pouco mais este esquema...

Esquema tático 4-5-1 original.


Defensivamente: Simplesmente o setor mais forte deste esquema, contendo dois laterais defensivos e dois zagueiros centrais, até aí parece tudo normal né? Sim, mas temos a parte chave que torna isso mais defensivo do que tudo, o meio-campo.

Meio-Campo: Agora vem a parte mistério deste esquema, no começo temos dois volantes normais, e mais á frente apenas um articulador de jogadas centralizado e, nas extremidades do campo dois alas ofensivos para criar as jogadas laterais.

Ataque: Este setor é o mais simples que se pode existir, contem apenas um atacante que terá de ser um centro-avante '' Fin/Cab ''.

Análise geral: Veja agora de uma forma geral este esquema tático...

O ponto forte deste esquema concerteza é a defesa, como podem ver os volantes impossibilitam as infiltrações adversárias pelo meio e os alas e laterais impedem totalmente o ataque pelas laterais e, mesmo com apenas um meia articulador o meio-campo acaba dominando a posse de bola, com cinco jogadores neste setor se torna muito forte e dominante.

Outras formas: Veja agora como esta tática pode ser utilizada de uma forma diferente...

Bom, nesta parte eu iria mostrar uma imagem desta formação modificada, mas infelizmente não consegui achar nenhum modo de muda-la para melhor, então para essa análise não passar muito em branco, vou dar algumas dicas de característica para cada posição.

Os zagueiros centrais podem ser mar/cab ou des/cab, para defender tanto pelo meio quanto um ataque aéreo, os laterais coloque um mar/cru e o outro des/cru, para apoiar mais defensivamente, os volantes pode ser des/pas e o outro mar/des, para defender e ajudar na armação das jogadas, os alas podem ser vel/cru os dois para conseguir chegar cruzando facilmente para o centro-avante, o atacante solitário coloque-o com a característica fin/cab, para fazer vários gols de cabeça e de oportunismo.

Sempre jogue em um modo de jogo equilibrado e pelas laterais para explorar os alas e, espero ter ajudado vocês á entenderem um pouco mais sobre este esquema misterioso e um pouco complexo.

Obrigado e até o próximo post...

Lucas Silva.